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ENSINO FUNDAMENTAL
ENSINO FUNDAMENTAL

Nessa fase, a criança vivencia uma nova função social da escola tanto no ambiente familiar quanto institucional. Necessitando e preparando-se para encarar esses novos desafios, há uma mistura de emoções e sentimentos. A chegada ao Ensino Fundamental representa a conquista de outros espaços, novas responsabilidades e conhecimentos socialmente reconhecidos.

Esse momento inicial do percurso escolar parece reunir condições especialmente favoráveis para a criança desenvolver vínculos positivos com a escola, mas para isso a escola deve compreender que este é um período de transição e que respeitar e entender o desenvolvimento dessa criança é valorizar ainda a sua infância. A medida que desenvolve sua autonomia intelectual e moral será mais fácil compreender e se adaptar ao funcionamento escolar deste segmento.

   Entendendo que a criança é curiosa, que necessita de meios a disposição para pesquisar e investigar e estímulos para a competência de resolver problemas de diferentes naturezas ? aprender, conviver, ser, fazer; dando-lhes a oportunidade de se integrarem melhor no convívio social. Incentivamos e despertamos no aluno a sua consciência, mostrando seus direitos e deveres, preparando-o assim para a construção da cidadania.

  Pelo prazer de aprender, preparamos o aluno para interagir com o mundo que o rodeia e para vencer seus desafios.

Currículo 

A estrutura do currículo do Ensino Fundamental da EIREVE norteia as disciplinas: Português; Matemática, Ciências, História, Geografia, Educação Física, Artes e Inglês. Essa forma de estruturação dos conteúdos respeita a tradicional divisão das disciplinas, porém com o objetivo de promover a interdisciplinaridade e a contextualização.

Organizamos o currículo, para todas as turmas do segmento, da seguinte forma:

- Língua Portuguesa - com base nos gêneros do discurso, ou seja, na reflexão, produção e uso de textos orais e escritos que fazem parte da sociedade. Também são enfocados aspectos gramaticais e a ortografia. As atividades são baseadas nas leituras em casa e em classe, pelos alunos e pelos professores, e de interpretação pessoal. Em relação à gramática e à ortografia, o trabalho é feito com base nos textos trabalhados e na construção de regras pelos alunos.

- Matemática - desenvolvemos o trabalho dentro dos quatro eixos previstos pelos documentos curriculares: Números e Operações, Medidas e Grandezas, Espaço e Forma, Tratamento da Informação. As atividades baseiam-se em desafios, resolução de problemas e trabalho sistemático com diferentes estratégias de resolução.

- História e Geografia - os assuntos tratados são desenvolvidos com base no eixo Permanências e Mudanças (hoje e ontem) e na discussão acerca de fatos históricos e seu contexto, notícias e debates atuais, o paralelo entre o que se estuda e o que podemos ver hoje.

- Ciências - os assuntos são divididos entre estudos dos Seres Vivos e Saúde, e estudos sobre o Ambiente. As atividades também visam estabelecer novas construções acerca de descobertas, enfatizando assuntos da atualidade. Os alunos contam com momentos de discussão sobre curiosidades e experiências.

- Artes - busca aprimorar o conhecimento e a apreciação estética que os alunos já trazem consigo. Acreditamos que o aluno desenvolve sua cultura de arte fazendo, conhecendo e apreciando produções artísticas, que são ações educativas que integram o perceber, o pensar, o aprender, o recordar, o imaginar, o sentir, o expressar, o comunicar.

 - Educação Física - o esporte passa ser um conteúdo que poderá auxiliar na formação integral do discente, desenvolvendo noções de companheirismo e solidariedade, promovendo a interação social e a inclusão.

  - Inglês - aproxima os alunos de outras culturas, utilizando a oralidade e a produção como estratégias.

Cada área tem seus temas trabalhados buscando garantir o aprendizado de forma significativa, não havendo a necessidade de memorizações sem entendimento, nem mesmo em trabalhos com assuntos descontextualizados da atualidade. Valorizamos a leitura crítica dos fatos e a interpretação das "entrelinhas", com argumentos pertinentes.



Metodologia  


 
O Ensino Fundamental possui características próprias do segmento, mas ainda peculiares a cada turma. Os alunos, do 1º ao 4º ano, têm aulas diárias com o professor da classe enfocando as diversas disciplinas. Os alunos do 5º ano geralmente têm dois professores para os diferentes componentes curriculares, exigindo-se deles maior responsabilidade e autonomia.

Os alunos têm, em seu horário semanal, aulas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. Além disso, há aulas de Educação Física (1º ao 5º), Inglês (2º ao 5º ano) e Artes (1º ao 5º ano), com professores especialistas.

O curso funciona das 07:30 horas às 11:30 horas pelo turno da manhã e 13:00 horas às 17 horas pelo turno da tarde, em cinco aulas diárias, de 2ª a 6ª feira, para os 1ºs e 5ºs ano. Adotamos livros didáticos de qualidade e em consonância com os nossos objetivos educacionais.

O tempo curricular se organiza em trimestres (1º, 2º e 3º) e as aulas a partir do 3º ano são organizadas em tempos de 45 minutos.

Em todos os segmentos de nossa instituição, privilegia-se a leitura como fonte primordial do conhecimento. Assim, estimula-se a leitura de livros diversos, jornais e revistas, sem falar da biblioteca escolar, que oferece ampla gama de títulos para aprender e divertir-se.

A aproximação das crianças às mudanças desse segmento ocorre de forma gradual, visando um melhor rendimento e sucesso nessa etapa. No 1º e 2º ano, as crianças passam a se aproximar do Ensino Fundamental tendo o horário estendido em relação à Educação Infantil, recreio junto com as demais turmas, material pessoal individual, tarefa de casa diária, mas ainda sem a preocupação em dividir as aulas a cada 45 minutos. Há o Dia do Brinquedo, idas ao parque, maior tempo de recreio e lanche com a professora. A partir do 3º ano, passam a ter horários mais divididos, reduz-se o tempo de recreio, contam com avaliações mais sistemáticas. O trabalho com a autonomia ganha novos ares e passam a lidar com questões diferentes, onde se veem mais autores de suas ações. O 5º ano já tem momentos mais pontuais, horários mais definidos e uma preocupação com a passagem para um novo segmento, onde mudarão sua rotina de trabalho e os horários.

 
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