|
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Notícia
REFLEXÃO - DATAS COMEMORATIVASTerça-Feira, 29 de Março de 2016 às 00:00
![]() As datas comemorativas, ao
longo dos tempos, se tornaram um marco da educação do Brasil. Isso aconteceu
devido aos interesses implantados pelo comércio, através de anúncios
televisivos que atraem o público, mostrando a importância das mesmas.
Porém, algumas datas não são significativas dentro da
escola. Além do mais, seria impossível trabalhar com todas, já que em um mesmo
dia comemoram-se diversos acontecimentos.
Essa prática, embora valorizada pela sociedade, não é de
relevante importância dentro das instituições, pois prejudica o andamento dos
projetos, dos conteúdos que devem ser abordados, onde o professor tem que
dispor de grande parte do tempo das aulas para conversar sobre assuntos que não
trazem tanto interesse para as crianças bem como não acrescentam
muito ao seu potencial cognitivo.
A sociedade tem parte de culpa por isso acontecer, pois
muitos pais ainda cobram que a criança se vista de soldado com chapéu e espada
ou que leve a bandeirinha do Brasil para casa no dia da independência. Quando a
escola não adota essas práticas, criticam o trabalho desenvolvido porque viram
o filho do vizinho caracterizado por uma data comemorativa.
É interessante ressaltar que os pais, quando escolhem uma
instituição para seu filho, devem se informar sobre as práticas adotadas pela
mesma, como a proposta pedagógica, as teorias adotadas e principalmente, se
isso vai ao encontro do que lhes agrada, com o tipo de educação que acreditam
ser o melhor para seus filhos.
Normalmente, as escolas que adotam as datas comemorativas
em seus currículos são de caráter tradicional, como o modelo antigo de educação.
Aquelas que adotam práticas que valorizam
a construção de conhecimento e trabalham com projetos de aprendizagem, constituem
em seu calendário anual as mais
importantes para o seu planejamento.
Dentro da proposta pedagógica adotada, acreditam que existem
outras necessidades fundamentais no cotidiano escolar, que ajudam na formação
de cidadãos críticos, ativos, participativos, integrados ao meio social em que
vivem. Através de projetos, ajudam os alunos a refletirem sobre vivências e
experiências, dando a oportunidade de aprenderem conceitos que possam levar por
toda a vida, como conviver em harmonia, respeitar o próximo, aprender trabalhar
em grupo, ser criativo, ter uma linguagem bem desenvolvida, constituir uma
leitura de mundo de forma inteligente e que lhe abra novas perspectivas, ser
perceptivo aos fatores críticos, dentre outros.
Assim, estas instituições com visão mais contemporânea do
aprendizado fazem com que a educação sirva de instrumento de formação humana e
deixa de servir como ferramenta para moldar crianças e jovens consumistas.
|
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
|